Ao aproveitar o potencial hidroviário e associá-lo ao transporte marítimo, as operações logísticas têm o potencial de se tornar muito mais efetivas. Sabe o por quê?

Você consegue dizer qual é o melhor modal de transporte para cargas? Se você respondeu um em específico, saiba que está errado. Não tem como estabelecer de forma genérica qual é o melhor modal, simplesmente por um motivo: depende. É preciso conhecer as características de cada um, os fatores críticos de sucesso, as condições e necessidades específicas sobre o que será distribuído, o ritmo de distribuição, o custo logístico e para onde esta carga vai.

O objetivo da logística de transportes é levar ao consumidor final o maior número de mercadorias, com o mínimo custo necessário e menor tempo possível, sendo assim, o modal de transporte a ser escolhido depende de uma série de fatores, porém, com um objetivo em comum: transportar cargas de um ponto a outro de forma segura e veloz. O transporte hidroviário, muitas vezes, confere um melhor prazo para a entrega de determinadas mercadorias. Os modais de transportes têm papel importante neste processo, pois interferem diretamente nas dimensões de tempo, utilidade de lugar e no diferencial competitivo das empresas.

A Transnave atende as regiões sul, sudeste, nordeste e Amapá. Na região norte, por exemplo, a logística fluvial é uma de suas principais características, já que o acesso a vários municípios da área é realizado por esse meio. As hidrovias respondem, hoje, por cerca de 13% do transporte de cargas no Brasil, enquanto em algumas regiões da Europa alcança em torno de 40%. Aumentar essa participação trará ao país: ganhos econômicos, ambientais e de desenvolvimento regional, já comprovados por outros países.

Cada vez mais empresas se interessam pelo transporte fluvial e enxergam no modal uma série de benefícios, como diminuição dos custos em logística, redução dos riscos de acidentes e avarias nas cargas, além de menor emissão de gases do efeito estufa. Algo com tantas vantagens não pode passar em branco! E as empresas estão se dando conta disso, por isso as apostas na integração do transporte fluvial!

Gostou do conteúdo? Em breve traremos muito mais textos informativos como esse aqui no Blog da Transnave! Fique de olho no nosso portal e acompanhe-nos nas redes sociais, sempre avisamos por lá quando temos conteúdo novo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *